“DESEJEI ARDENTEMENTE COMER ESTA PÁSCOA CONVOSCO”: O RELATO LUCANO DA ÚLTIMA CEIA (LC 22,1-20)

SOUZA, Donizete Aparecido Pugin1; PERONDI, Ildo2;

Introdução:A partir do relato lucano da última ceia, podemos compreender uma teologia que evidencia a relação entre a Antiga e a Nova Aliança.

Objetivo:O objetivo desta pesquisa consiste em analisar o relato da última ceia de Jesus no evangelho segundo Lucas (22,1-20), buscando compreendê-lo em sua ligação com a tradição judaica. Por ocasião de uma ceia pascal judaica, Jesus institui o memorial de uma nova Páscoa, inaugurada em sua morte e ressurreição. A Páscoa judaica é, portanto, ressignificada, não suplantada.

Metodologia:A análise do texto lucano foi feita a partir de princípios da metodologia histórico-crítica ou literária, embora não nos detivemos às particularidades da construção narrativa do relato. Foi feita uma primeira seleção e fichamento da bibliografia específica sobre o tema, tanto em relação aos escritos lucanos quanto ao que diz respeito à celebração da Páscoa entre os judeus e entre os cristãos primitivos.

Resultados:Identificamos dois elementos característicos da obra lucana que foram particularmente relevantes em nossa pesquisa: a utilização da simetria na construção literária do seu evangelho (relacionando o relato da última ceia de Jesus com a ceia pascal judaica de Ex 12) e a intenção do autor de convencer o seu leitor da mensagem que anuncia, não limitando-se a uma simples narração dos fatos. Partindo de uma abordagem do significado das refeições para o povo judeu, que foram ressignificadas nas refeições de Jesus, chegamos às particularidades do relato lucano da ceia de despedida de Jesus, onde identificamos três enfoques próprios do autor: o protagonismo de Jesus, a personificação do mal em Judas e a dimensão escatológica da ceia pascal.

Conclusões:A ceia pascal de Jesus retoma e atualiza o tríplice simbolismo da ceia pascal judaica: a iniciativa salvífica de YHWH, o combate da vida com a morte e a memória pascal que se abre à expectativa do Reino do Messias.

Palavras-chave:Ceia pascal. Memória. Messianismo. Escatologia.