Artigo

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO FATORIAL PARA OTIMIZAÇÃO DE MÉTODO EXTRATIVO DE FOLHAS DE EUGENIA INVOLUCRATA

SATO, Tatiane Satie1; MEDEIROS, Tatiane Moreira De3; HOSCHEID, Jaqueline3; PROCHNAU, Inara Staub2;

Resumo

Introdução:As plantas apresentam potencial como fonte de produtos naturais e representam uma alternativa para a síntese de novos fármacos para fins profiláticos e terapêuticos. Na flora brasileira, a família Myrtaceae se destaca pelo valor econômico e como fonte de pesquisas, abrangendo uma variedade de gêneros e espécies como a Eugenia involucrata, popularmente conhecida como cerejeira do mato. Essa planta é nativa da região sul do Brasil e suas folhas são aplicadas na medicina popular, na forma de infuso com propriedades gastrointestinais.

Objetivo:Avaliar e otimizar um extrato obtido por meio da técnica de turbo-extração a partir das folhas de Eugenia involucrata, empregando o planejamento fatorial 32, analisando fatores como a polaridade dos solventes e tempo de extração.

Metodologia:Os extratos foram preparados a partir das folhas moídas de E. involucrata, empregando os solventes hexano, diclorometano e etanol em tempos de extração de 1, 2 e 3 minutos. Foram realizados ensaios para determinação do pH, determinação de resíduo seco por análise gravimétrica, determinação do teor de compostos fenólicos totais pelo método espectrofotométrico de Folin-Ciocalteau, avaliação da atividade antimicrobiana por meio da técnica de difusão em ágar, para cepa de Escherichia coli e a análise estatística foi realizada aplicando o software Statistica®.

Resultados:Os extratos apresentaram variação de pH, com característica ácida, os maiores índices de resíduo seco e de compostos fenólicos foram demonstrados pelos extratos obtidos com solventes mais polares. No ensaio microbiológico para a cepa gram negativa de E. coli os extratos não apresentaram atividade nas concentrações testadas de 1,5, 3, 6 e 12 mg/mL.

Conclusões:Por meio do planejamento fatorial foi possível verificar que o extrato obtido por turbo-extração, utilizando como solvente o álcool etílico em tempo de extração de 3 minutos, foi o que melhor apresentou resultados para a determinação de resíduo seco e compostos fenólicos.

Palavras-chave:Cerejeira do mato. Atividade antimicrobiana. Turbo-extração.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador