O LEÃO E A JOIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E O CONFLITO ENTRE CULTURAS NA LITERATURA AFRICANA

ANDRADE, Mariana Clara de1; THIEL, Janice Cristine2;

Introdução:Estudar e entender a literatura africana e? muito mais do que apenas conhecer uma nova cultura, mas tambe?m entender a luta e as dificuldades de um povo que busca constantemente se afirmar e mostrar ao mundo o quanto suas rai?zes sa?o cheias de histo?rias e riquezas.

Objetivo:Assim, este relato?rio visa apresentar pesquisa sobre a construc?a?o da identidade na literatura africana que teve como objetivo principal analisar a construc?a?o da identidade dos personagens localizados entre a cultura ancestral e a cultura europeia/colonizadora, bem como observar o conflito e as negociac?o?es da cultura africana no po?s-colonialismo na obra O Lea?o e a Joia, de Wole Soyinka.

Metodologia:A metodologia escolhida para desenvolver este projeto foi teo?rico- descritiva em que se buscou, primeiramente, atrave?s da leitura de obras teo?ricas, entender a importa?ncia dos estudos da construc?a?o de identidade, bem como compreender a releva?ncia da literatura africana, que dialoga com a tradic?a?o ancestral e com a produc?a?o ocidental. Apo?s estas leituras, foi necessa?rio estabelecer uma conexa?o com a obra principal para descrever como a construc?a?o das identidades foi realizada no livro O Lea?o e a Joia (2012) de Wole Soyinka.

Resultados:Apesar das transic?o?es culturais, impostas pelos colonizadores europeus, que a A?frica tem passado ao longo dos anos, os africanos nunca deixaram de batalhar por sua pro?pria identidade e afirmar sua cultura. Para entender um pouco mais sobre a transic?a?o cultural e como isso afeta os indivi?duos, foram realizadas leituras complementares ao texto principal, para melhor compreender a busca do pertencimento da personagem feminina, que se destaca ao longo da esto?ria, dentro da cultura africana em meio a grandes mudanc?as que ocorreram de forma repentina e impositiva.

Conclusões:Por meio deste desse estudo foi possi?vel verificar que, mesmo em meio a?s transformac?o?es, principalmente da personagem feminina, na obra de Wole Soyinka o que prevalece e? o encontro com sua pro?pria cultura. A mulher afirma seu lugar de pertencimento junto a? cultura africana, na?o esquecendo que permanecer ligada a?s suas rai?zes a colocaria em uma situac?a?o de poder.

Palavras-chave:Literatura africana. Construc?a?o de identidade. Po?s-colonialismo. O Lea?o e a Joia.