CORRELAÇÃO ENTRE OS ESCORES MELD, CHILD-TURCOTTE-PUGH, LOK ÍNDEX, FIB-4, APRI E CONTAGEM DE PLAQUETAS COM A PRESENÇA DE VARIZES ESOFÁGICAS EM PACIENTES COM CIRROSE HEPÁTICA

FERRAZ, Nilva1; TAFAREL, Jean Rodrigo2;

Introdução:As varizes esofágicas (VE) formam-se como resultado das alterações hemodinâmicas existentes na hipertensão portal, que pode ser encontrada nos pacientes com cirrose hepática. A detecção da presença de VE nesses pacientes é importante, já que a hemorragia digestiva alta varicosa (HDAv) é uma complicação potencialmente fatal.

Objetivo:O presente estudo tem como objetivo determinar se a presença de VE de qualquer calibre possui correlação com a classificação Child-Turcotte-Pugh e escores Model for End-stage Liver Disease (Modelo de Doença Hepática Terminal; MELD), relação aspartato aminotransferase/ plaquetas (APRI), fibrosis-4 (fibrose-4; FIB-4), Lok Índex e contagem de plaquetas em pacientes com cirrose hepática.

Metodologia:Estudo transversal retrospectivo em prontuários médicos eletrônicos de pacientes portadores de Cirrose Hepática acompanhados no Ambulatório de Hepatologia do Hospital do Idoso Zilda Arns de Curitiba, PR. De cada paciente coletaram-se dados referentes a classificação Child-Turcotte-Pugh e escores MELD, APRI, FIB-4, Lok Índex, contagem de plaquetas e os achados presentes no exame de Endoscopia Digestiva Alta. Os pacientes foram divididos em grupo A (sem VE) e grupo B (com VE) para a correlação da presença de VE com os preditores não invasivos.

Resultados:Cinquenta e um prontuários de pacientes previamente diagnosticados com cirrose hepática foram estudados (39 homens; média etária: 57 anos), sendo que trinta e nove pacientes (76,47%) apresentavam VE. Os preditores independentes da presença de VE foram APRI>0,66 (p=0,04; sensibilidade 84,6%; especificidade 50%; acurácia 76,5%), FIB-4>3,3 (p=0,02; sensibilidade 79,5%; especificidade 66,7%; acurácia 76,5%) e contagem de plaquetas<126.000/mm3 (p=0,02; sensibilidade 64,1%; especificidade 86,3%; acurácia 68,6%).

Conclusões:Os escores APRI, FIB-4 e a trombocitopenia se correlacionaram com a presença de VE nos pacientes com cirrose hepática. No entanto, os dados ainda não permitem eximir estes pacientes da realização da EDA para pesquisa de VE, visto que os valores de sensibilidade, especificidade e acurácia, apesar de significativos, não são elevados.

Palavras-chave:Varizes de esôfago. Preditores não-endoscópicos. Plaquetas.