INSERÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA

KUJAWA, Elenize Aparecida Santos1; ROMANOWSKI, Joana Paulin2;

Introdução:A presente pesquisa investiga a inserção profissional de estudantes de licenciatura, que atuam como professores na educação básica. Os estudantes de licenciatura geralmente iniciam sua atuação como docente de modo precário, são contratados como professores na fase de formação inicial, mas que ao final de cada ano encerra-se o contrato. Assim esta investigação elege a seguinte questão orientadora: Como ocorre o processo de inserção profissional do estudante professor?

Objetivo:O objetivo geral é compreender o processo de inserção profissional do professor de modo a indicar as primeiras iniciativas nas proposições de sistematização da prática docente, indicando rupturas e mudanças na conquista da profissão.

Metodologia:A metodologia é de abordagem qualitativa, como base um revisão sistemática sobre o tema e os dados de empiria foram obtidos por meio de questionário que foi aplicado com estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, História, Educação Física e Química, totalizando 32 participantes.

Resultados:Na análise foi possível verificar quais são as principais influências dos estudantes ao ingressarem na profissão docente, os principais desafios encontrados na prática escolar e as formas de apoio que se utilizam para superá-los. Ao fim da investigação foi possível concluir que os estudantes em inserção profissional enfrentam muitos desafios tais como o choque de realidade, organizar as aulas e condições precárias de trabalho. Para superá-las buscam apoio nos colegas de trabalho mais experientes, nos professores da universidade, nos amigos e colegas de turma e na gestão e coordenação do local de trabalho de modo a encontrar alternativas para resolver os problemas da prática pedagógica.

Conclusões:A criação de políticas e programas de inserção profissional é fundamental para que os estudantes professores possam desenvolver suas atividades de docência como um processo de aprendizagem profissional.

Palavras-chave:Inserção profissional do professor. Estudantes de licenciatura. Aprendizado da docência.