A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS DE LICENCIATURA

IVANKIO, Leticia1; ROMANOWSKI, Joana Paulin2;

Introdução:A presente pesquisa tem por tema a inserção profissional dos estudantes de licenciatura. Aborda questões que dizem respeito a este primeiro contato destes estudantes, futuros professores com seu campo de trabalho, discutindo os principais desafios, dificuldades e influências que os mesmos encontram no seu ingresso e elege como pergunta principal: como ocorre o processo de inserção profissional do estudante professor.

Objetivo:O objetivo geral é compreender o processo de inserção profissional do professor de modo a indicar as primeiras iniciativas nas proposições de sistematização da prática docente, indicando rupturas e mudanças na conquista da profissão.

Metodologia:A metodologia é de abordagem qualitativa, como base um revisão sistemática sobre o tema e os dados de empiria foram obtidos por meio de questionário que foi aplicado com estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Física e Matemática totalizando 22 participantes.

Resultados:Por meio desta pesquisa foi possível concluir que a principal influência para o ingresso destes estudantes na carreira docente é devido a importância social dessa profissão. Os estudantes que estão nesta fase de inserção profissional se deparam com muitos desafios e dificuldades, tais como: choque com a realidade (divergência entre as teorias vistas na graduação e a prática vivenciada nas escolas), condições de trabalho precárias, dificuldades na relação com professores e gestores, na organização das atividades em sala de aula, na relação com os seus alunos, na relação com os familiares dos estudantes. Para superar estas dificuldades buscam principalmente a ajuda dos colegas mais experientes, amigos e da gestão escolar.

Conclusões:A criação de políticas e programas de inserção profissional é fundamental para que os estudantes professores possam desenvolver suas atividades de docência como um processo de aprendizagem profissional.

Palavras-chave:Inserção profissional do professor. Estudantes de licenciatura. Aprendizado da docência.