Artigo

QUALIDADE DE VIDA DE JOVENS CRISTÃOS - DOMÍNIOS FÍSICO PSICOLÓGICO E NÍVEL DE INDEPENDÊNCIA

BENFATTI, Elton Cristiano1; JULIANI, Joao2;

Resumo

Introdução:O conceito de qualidade de vida implica em múltiplas dimensões, dentre as quais destaca-se a percepção da própria pessoa sobre a sua experiência de vida.

Objetivo:Nesta perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção da qualidade de vida de jovens que frequentam uma comunidade religiosa cristã.

Metodologia:Participaram do estudo 13 jovens, 5 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, com idade variando entre 15 e 24 anos. Os participantes foram submetidos a uma entrevista composta por duas fases: levantamento dos dados pessoais (nome, idade, peso, altura, renda, constituição familiar); e aplicação do questionário WHOQOL – 100. Este instrumento estruturado, proposto pela Organização Mundial da Saúde, consiste de 100 perguntas, divididos em 25 facetas contendo quatro questões cada faceta, relacionadas aos domínios Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações Sociais, Ambiente e Aspectos espirituais/ Religião/ Crenças pessoais. A entrevista foi feita num lugar adequado, com garantia de privacidade aos participantes, seguindo todos os parâmetros éticos de pesquisa com seres humanos. Os resultados obtidos foram apresentados considerando o índice geral de qualidade de vida e os valores de cada faceta dentro dos respectivos domínios.

Resultados:Considerando uma escala que vai de 04 a 20, jovens cristãos apresentaram um escore geral de 15,53, sendo o “Físico” o que obteve menor escore (12,97) e o domínio “Aspectos espirituais/ Religião/ Crenças pessoais” o que obteve maior escore entre os domínios (17,76). Comparando os índices de qualidade de vida deste estudo com pesquisas realizada com população geral pode-se verificar que a percepção de qualidade de vida dos jovens cristãos é superior, embora quando considerado apenas o domínio “Físico” a percepção de qualidade de vida é inferior. Muitas variáveis podem estar relacionadas com estes resultados, dentre elas o período em que foi realizada a coleta de dados nos diferentes estudos e a quantidade de participantes do sexo masculino e feminino.

Conclusões:Os resultados apontam para a necessidade de estudos específicos voltados para a identificação e descrição das contingências relacionadas aos domínios percebidos pelos participantes com menor qualidade de vida.

Palavras-chave:Jovens Cristãos. Qualidade de Vida. WHOQOL-100.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador