Artigo

A FORMACAO PRESBITERAL: UM OLHAR RUMO AO DISCIPULADO

SANTOS, Rodrigo Ferreira dos1; FILHO, Joao Mendes Pereira2;

Resumo

Introdução:O presente trabalho tem como título: “A Formação Presbiteral: Um Olhar Rumo ao Discipulado”. A partir desta pesquisa visamos compreender e apresentar os aspectos fundamentais sobre a vocação presbiteral, a formação dos vocacionados, como também a missão dos presbíteros como discípulos-missionários de Jesus Cristo O Bom Pastor.

Objetivo:Deste modo, nosso objetivo foi refletir e apontar as perspectivas sobre a formação dos presbíteros, valorizando a dimensão pastoral que por vezes é esquecida, à luz do Documento de Aparecida.

Metodologia:O trabalho fora realizado a partir de pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema proposto para uma maior familiarização com o objeto de pesquisa assumido para as devidas apreciações e reflexões. A base da pesquisa foi o documento final da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho realizado em Aparecida do Norte - SP, como também outras bibliografias que auxiliaram na compreensão do tema.

Resultados:Sendo assim, destacamos que a formação dos candidatos ao presbiterado consiste na necessidade de bem prepará-los para auxiliarem o povo de Deus, assumindo com responsabilidade o ministério ao qual acolheram em suas vidas. Entretanto, foi observado que, durante o processo formativo, os candidatos percorrem um caminho de fé e descobrimento da vocação, mas há casos, onde deixam de lado a verdadeira essência de serem autênticos discípulos-missionários.

Conclusões:Com isso, coube-nos identificar possíveis causas que possam levar os candidatos ao presbiterado a não valorizar a ação evangelizadora, que constitui o elemento fundamental na vida daqueles que se preparam para assumirem o ministério presbiteral.

Palavras-chave:Discípulo-Missionário. Formação/vocação. Formação Presbiteral.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador