Artigo

ANÁLISE DE SEGURANÇA DA MACA PERUANA (LEPIDIUM MEYENII) NA REPARAÇÃO ARTICULAR APÓS TRAUMA IATROGÊNICO NOS JOELHOS DE COELHOS

SILVA, Giovana Beatriz1; JUNIOR, Jose Ademar Villanova2;

Resumo

Introdução:A cartilagem articular é um tipo de tecido conjuntivo desprovido de irrigação sanguínea, drenagem linfática e inervações. Sua principal função é fornecer uma superfície lisa e lubrificada para articulação e facilitar a transmissão de cargas. Devido a sua capacidade limitada de cura e reparação intrínseca, uma lesão na cartilagem torna o tratamento, o reparo ou a restauração dos defeitos desafiadores. Novas substâncias estão sendo estudadas a fim de auxiliar no tratamento, dentre estas, encontra-se a espécie Lepidium meyenii Walp (Maca Peruana). A planta crucífera, de origem andina, possui suposto potencial de interromper o processo degenerativo e estimular a regeneração articular, além de atuar como anti-inflamatório e analgésico.

Objetivo:Analisar a segurança da administração oral da Maca Peruana na reparação osteocondral de coelhos submetidos à trocleoplastia por abrasão, por meio de avaliações clínicas e parâmetros hematológicos e bioquímicos, e avaliar macroscopicamente, histologicamente e morfometricamente os efeitos de seu uso na reparação osteocondral [estudo paralelo ao presente estudo].

Metodologia:Para tanto, 22 coelhos da raça New Zealand, adultos, com peso entre 3,5 e 4,5kg, foram aleatoriamente divididos após o procedimento cirúrgico em dois grupos, sendo que em apenas um, os animais foram tratados com uso oral diário de extrato de maca peruana 100mg/kg por 28 dias. Avaliações clínicas (alterações de comportamento, apetite, alterações de postura, palpação periférica a ferida cirúrgica e características da ferida cirúrgica, bem como acompanhamento de reações adversas como vômito, diarreia, letargia ou apatia) foram realizadas diariamente, e nos dias 14, 21 e 28 foram realizadas coletas de sangue para análises hematológicas e bioquímicas.

Resultados:Os resultados demonstram que durante o período de tratamento não foi observado sinais de desconforto ou toxicidade.

Conclusões:Pode-se concluir que o uso da maca peruana na dose avaliada é seguro.

Palavras-chave:Osteoartrite. Fitoterápico. Hematologia. Maca peruana. Toxicidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador