Artigo

O CONCEITO DE MENTE NA EPISTEMOLOGIA DE HUME

GRECO, Milton Grégrory1; PEREIRA, Jose Aparecido2;

Resumo

Introdução:Seguindo a tradição empirista Hume construiu argumentos que procuravam demonstrar que, contrariamente ao que defendiam os racionalistas, são as experiências sensoriais que devem ser consideradas como fundamento para o conhecimento verdadeiro e indubitável. Por isso, ele levou o empirismo a uma versão extremamente radical quando procurou discutir o problema da causalidade prescindindo ao máximo possível de pressupostos metafísicos. Sustentando que o conhecimento humano advém da experiência, ele se opôs frontalmente às teses racionalistas sobre o conhecimento.

Objetivo:Compreender os aspectos que fundamentam a concepção de mente na epistemologia de Hume, tendo como referencial teórico a sua obra o Tratado da natureza humana.

Metodologia:A nossa pesquisa seguiu os seguintes procedimentos metodológicos: leitura, análise e interpretação dos textos de Hume e também dos seus estudiosos.

Resultados:ao investigar o entendimento humano Hume sugeriu um mapeamento da mente a fim de compreendê-la em sua estrutura mais profunda. Para isso, ele fará uma inversão nos seus procedimentos argumentativos evidenciando que a sua inquietação está muito ligada ao funcionamento das ideias na mente do sujeito cognoscente do que com as impressões. Para Hume, a mente é responsável pela junção dos dados colhidos pela experiência e também pelo processamento desses dados, tornando-os ideias cada vez mais complexas na medida da necessidade. A mente também é, para ele, um feixe de percepções que não possui coisa alguma inerente a si, ou seja, para Hume não se pode caracterizar a mente como um eu, uma substancia imaterial ou alma.

Conclusões:embora seja muito questionável e discutível essa compreensão de Hume sobre a mente humana, não podemos negar a sua estreita relação com os pressupostos teóricos que sustentam o seu empirismo. No período atual, dada as pretensões da ciência (neurociência) e da técnica em desvendar os intricados problemas relativos à mente e ao cérebro, a concepção de mente em Hume pode ser uma contribuição significativa para o debate em torno desse assunto.

Palavras-chave:Mente. Impressão. Ideia. Hume.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador