Artigo

HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE TÉCNICA E CONSTRUTIVA PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA E DA LUZ SOLAR

PETRIN, Ana Paula1; ARNS, Jose Fernando2;

Resumo

Introdução:Este artigo apresenta um estudo sobre uma habitação sustentável, em que se utiliza do método de coleta da água da chuva sem o uso de energia elétrica e, também, a elaboração de blocos de concreto leve com materiais recicláveis da construção civil e da agricultura. Ambos embasados nas normas técnicas, visando otimização dos projetos citados.

Objetivo:Objetiva-se, de modo geral, realizar o protótipo da telha captadora da água da chuva e viabilizar o uso em Curitiba diante das normas ambientais, além disso, pretende-se comparar a utilização de materiais recicláveis da construção civil e da agricultura quando utilizados como agregados num bloco de concreto. Tem como objetivo comparar a utilização de materiais recicláveis para o uso do molde da telha e dos blocos leves, quando analisados com os respectivos sistemas já existentes. De modo específico objetiva-se aprofundar o estudo sobre as captações das águas pluviais e a otimização destas. Estudar os diversos âmbitos em que os materiais recicláveis estão inseridos, bem como os custos e as normas ambientais presentes.

Metodologia:Apresentou-se o método laboratorial. Para desenvolver os devidos testes, construiu-se o protótipo da telha e os corpos de prova com diversos materiais recicláveis e coletou-se dados de resistência a compressão, a fim de observar a influência dos materiais recicláveis quando dispostos a este teste.

Resultados:Ao final dos experimentos de dosagem pode-se notar que os resultados de resistência à compressão aumentaram à medida que a porcentagem do gesso reciclado cresceu na proporção do traço. Esse resultado foi excelente, uma vez que o agregado miúdo contribuiu potencialmente para a resistência do concreto. Acredita-se que uma das razões deste resultado é, devido à granulometria fina dos agregados, a compacidade final, gerando assim uma maior resistência.

Conclusões:Confirmou-se que as telhas adaptadas para coletar a água são eficazes e benéficas aos necessitados. E os blocos de concreto com agregados recicláveis são viáveis, uma vez que quando inseridos potencializa as propriedades mecânicas do concreto.

Palavras-chave:Coleta da água da chuva. Reutilização de materiais. Sustentabilidade.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador