Artigo

CONDUTA MÉDICA FRENTE A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA ANTES E DEPOIS DE CURSO DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR BASEADO EM SIMULAÇÃO (ACLS)

CATOLINO, Douglas Marostica1; KNOPFHOLZ, Jose2;

Resumo

Introdução:O ACLS (Advanced Cardiac Life Support) é um curso destinado ao ensino da emergência cardiovascular, baseado em simulação clínica. Visa promover um trabalho harmônico e sincronizado de toda a equipe hospitalar, tornando o trabalho multidisciplinar mais eficaz na execução da ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O atendimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR) deve ser considerado como conhecimento obrigatório e prioritário de todo profissional de saúde, independente da sua especialidade.

Objetivo:Avaliar um provável aumento da eficácia na RCP realizada por médicos treinados pelo curso ACLS, sendo esta observada através do desempenho deste grupo na resolução de um questionário dotado de conceitos práticos e teóricos sobre a mesma temática.

Metodologia:A análise da eficácia do ACLS aconteceu por meio da aplicação de um questionário a médicos que trabalham em regime de plantão em unidades de pronto-socorro de hospitais da cidade de Curitiba. O questionário, cuja resolução foi voluntária e individual, foi composto por 5 questões objetivas, cuja abordagem envolveu conhecimentos de caráter teórico e prático sobre ressuscitação cardiopulmonar.

Resultados:Trinta e quatro profissionais foram voluntários, dos quais 20 já foram treinados pelo curso ACLS (Grupo A) e 14 nunca o fizeram (Grupo B). Os médicos já treinados obtiveram maior média (3,75 vs 2,93, p=0,06) e mediana (4,00 vs 3,00 p=0,06). Foi observado que o Grupo A acertou pelo menos 3 das 5 questões do questionário, apresentando também maior chance de obter melhor desempenho no questionário do que o Grupo B, que alcançou desempenho inferior (OR=6,75, IC95%, 1,10< OR < 41,00, p=0,04). O ano de realização do curso, entre voluntários do Grupo A, não alterou o desempenho de maneira significativa na resolução das questões.

Conclusões:Pode-se dizer que o curso ACLS foi eficaz em qualificar médicos a lidar de maneira mais adequada com situações de PCR - o que foi reproduzido pelo melhor desempenho na resolução do questionário - cumprindo com o objetivo principal deste trabalho. Apesar da amostra reduzida de profissionais que se voluntariaram a participar do estudo ter limitado um melhor resultado estatístico de algumas variáveis, acredita-se que uma vez aumentada a amostra, as tendências encontradas concretizem as hipóteses propostas.

Palavras-chave:ACLS. Parada cardiorrespiratória. Ressuscitação cardiopulmonar. PCR. RCP.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador