VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS DESTERRITORIALIZAÇÕES DA AMÉRICA LATINA

LOPES, Bruna Carolina Catani1; FILHO, Carlos Frederico Mares de Souza2;

Introdução:Este projeto teve como seu objetivo principal entender as migrações existentes na América Latina e o que isto leva à violação dos Direitos Humanos. O projeto estudou três diferentes casos de migrações, como na Colômbia, por guerra civil, no Haiti e em Mariana por desastres naturais e causado pelo homem. A Convenção dos Direitos Humanos, datada de 1948, prevê a garantia de princípios básicos que são inerentes à gênero, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. O que será discutido, divido em três tópicos, são as violações de território, moradia, paz, trabalho, educação, saúde, entre outros, as quais os três povos escolhidos foram submetidos. Independente da necessidade de migração, há necessidade em garantir que seus direitos básicos sejam preservados.

Objetivo:Este trabalho tem por objetivo a análise das violações dos direitos humanos sofridas por migrações causadas por acidentes causados pela ação humana poluidora da natureza, por desastres naturais e guerras e guerrilhas na América Latina.

Metodologia:Os materiais utilizados neste trabalho foram livros, reportagens, vídeos que exemplificaram conceitos, relembraram histórias e ajudaram a construir o raciocínio apresentado neste trabalho. O método empregado foi de realizar as buscas, contextualizar os fatos, imaginar-se nos locais e nas situações para melhor visualização dos estragos causados ao longo de muitos anos. Unindo os materiais e o método aplicado, foi possível construir, brevemente, o presente projeto. Por se tratar de assuntos extensos, complexos e de profunda tristeza, não é possível aprofundar-se nos tópicos escolhidos. O prioritário a ser entregue foram as noções de cada situação, sendo possível o entendimento do tema abordado. Também por meio de gráficos apresentados nos resultados, fica possível o melhor entendimento dos objetivos abordados neste projeto.

Resultados:Com a divisão em três tópicos, foi possível perceber que, mesmo com fatos geradores diferentes, a violação dos direitos humanos é a mesma.

Conclusões:Conclui-se, desta forma, que apesar de ser uma violação histórica, existe a possibilidade de reparação destes direitos e a prevenção de posteriores. Não será um trabalho simples, mas educar a população é fundamental.

Palavras-chave:Direitos humanos. Violação. Migração. Direitos.