TENDÊNCIAS DO USO DE JOGOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA DE REQUISITOS SOB A ÓTICA DOS EVENTOS: SBIE E WIE

SOUZA, Thays Baptista de1; MALUCELLI, Andreia3; REINEHR, Sheila3; VALASKI, Joselaine2;

Introdução:Um dos benefícios ao utilizar jogos é permitir ao estudante aprender fazendo, aproximando a prática da teoria. A sua aplicação permite viver experiências sem os riscos do mundo real. Com isso, os jogos têm sido aplicados como uma importante ferramenta para a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, inclusive a Engenharia de Software. Um dos grandes desafios no ensino da Engenharia de Software é o uso de métodos que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo.

Objetivo:O objetivo desta pesquisa foi obter uma visão geral de como os jogos têm sido aplicados para apoiar a aprendizagem na área de Engenharia de Software, especialmente a subárea de Engenharia de Requisitos.

Metodologia:O método mapeamento sistemático foi utilizado para identificar propostas de aplicação de jogos na aprendizagem de Engenharia de Software. A pesquisa foi conduzida por meio de 3 etapas principais: 1) definição dos eventos brasileiros aderentes ao escopo de pesquisa. Os eventos selecionados foram: SBIE, WIE, SBQS e SBGames; 2) definição das palavras-chave; e 3) triagem dos artigos que atendessem o escopo desta pesquisa.

Resultados:A revisão partiu da análise de 3.919 artigos e destes foram encontrados 11 jogos distintos que estavam de acordo com os objetivos desta pesquisa. Embora a motivação inicial fosse a identificação de jogos aplicados a Engenharia de Requisitos, apenas 2 jogos foram identificados aplicados a esta subárea. A maioria dos jogos encontrados foram aplicados na área de Gerência de Software. Também foi observado que as pesquisas estão concentradas em universidades de duas unidades da federação brasileira: Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Conclusões:Tem-se observado grande potencial do uso de jogos como um instrumento para apoiar a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. No entanto, no contexto de Engenharia de Software no Brasil, ainda o número de propostas não é significativo. Desta maneira, espera-se que o número de pesquisadores e propostas no contexto brasileiro aumentem nos próximos anos.

Palavras-chave:Engenharia de Software. Engenharia de Requisitos. Jogos.