A INFLUÊNCIA DO TEMPO DE SERVIÇO NA INCIDÊNCIA DE TRANSTORNOS PSÍQUICOS EM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO

SILVA, Flavia Martins da1; RADAELLI, Juliana2;

Introdução:Sabe-se que, no mundo moderno, o trabalho é um dos fatores que mais interferem na saúde da população, causando lesões e doenças físicas e também reações psíquicas que podem desencadear processos psicopatológicos, como é o caso do Estresse e da Síndrome de Burnout, levando em alguns casos a incapacitação do indivíduo para exercer suas atividades laborais. Em se tratando dos profissionais docentes, as atividades laborais podem ser ainda mais desafiadoras, pois são influenciadas diretamente pelas constantes e intensas transformações socioculturais.

Objetivo:Este trabalho busca investigar se a incidência de adoecimento psíquico em professores está relacionada ao tempo de serviço exercido por esses profissionais.

Metodologia:oi realizada uma pesquisa exploratória, onde foi aplicado individualmente um questionário elaborado pela pesquisadora, junto ao Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). A amostra foi escolhida por conveniência e, ao final, obteve-se um total de 60 (sessenta) professores do Ensino Médio de 5 (cinco) escolas da Rede Estadual de Educação.

Resultados:Observou-se que há uma predominância de profissionais com idade acima dos 40 anos (64%) e com tempo de serviço superior a 10 anos (67%). Dos participantes, 38% já estiveram afastados do exercício da profissão por motivos de saúde e 40% afirmaram ter diagnóstico de psicopatologia, sendo a Depressão o mais citado, com um índice de 59%, seguido por quadros ansiosos - Ansiedade, Síndrome do Pânico, TOC - com aproximadamente 23%. Quanto aos resultados do ISSL, muitos dos professores apresentaram sintomas físicos e psicológicos significativos, sendo que 63% deles apresentaram quadro de Estresse já estabelecido, em sua maioria nas fases de resistência (36,7%) e quase-exaustão (21,7%), indicando uma tendência ao desenvolvimento do estresse crônico, a denominada Síndrome de Burnout.

Conclusões:Os dados encontrados apontam para um mal-estar crescente nos profissionais docentes, independentemente do tempo de exercício da profissão, evidenciando que questões como falta de motivação, reconhecimento e despersonalização do trabalho podem ser influências maiores neste quadro.

Palavras-chave:Professores. Estresse. Síndrome de Burnout.