O PROCESSO DE INOVAÇÃO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES DE TERCEIRO SETOR NA ÁREA DA SAÚDE

BATISTA, Leticcia Godoy1; ZDZIARSKI, Alaís Daiane3; CRUZ, June Alisson Westarb2;

Introdução:A sociedade contemporânea se encontra tomada de discussões sobre formas de encontrar soluções para os problemas sociais, sobretudo na área da saúde pública, o qual se apresenta como um setor desafiador para a sociedade e para o Estado. A inovação é um tema que vem ganhando espaço e se alavancado na área da Administração, principalmente no meio acadêmico.

Objetivo:Este projeto busca identificar o processo de inovação social no terceiro setor, sobretudo, nas organizações sociais (OS) inerentes a políticas públicas de saúde, do estado do Paraná, de acordo com a metodologia do CRISES (Centre de Recherche sur les Innovations Sociales). O instituto de pesquisa CRISES, formado por uma rede de universidades realiza pesquisas com organizações sociais em Quebec, direcionadas ao desenvolvimento de território e qualidade de vida (CRISES, 2010).

Metodologia:A metodologia de identificação do processo de inovação social nas organizações é composta por cinco dimensões comum aos eixos de pesquisa investigados pelos CRISES: a) dimensão transformações; b) dimensão caráter inovador; c) dimensão inovação; d) dimensão atores; e por fim e) dimensão de processos. A pesquisa tem natureza qualitativa, sendo que compõem a amostra os hospitais SUS do estado do Paraná.

Resultados:O estudo identificou que as organizações em estudo possuem processos de inovação social em suas estruturas, de acordo com os padrões estabelecidos pelo método CRISES.

Conclusões:Conclui-se então que a inovação social se faz presente nestas organizações hospitalares, e é de grande importância para o setor da saúde, aliando-se a sua gestão, contribuindo para o desenvolvimento e progresso deste setor, garantindo uma melhor qualidade nos serviços prestados à sociedade.

Palavras-chave:Dimensões da inovação social. Inovatividade. Inovação social. Setor da saúde. Terceiro Setor.