Artigo

ESTIMATIVA DE VELOCIDADE DE SOCOS NO SOFTWARE NOKACHI

RATIN, Priscila Cassanelli1; URBINATI, Keith Mary De Souza Sato2;

Resumo

Introdução:O karate é uma luta de percussão de média distância que emprega uma grande variedade de golpes para atingir o oponente. Dentre as técnicas de membros superiores (socos) mais utilizadas em situações de luta destaca-se o gyako-zuki, a referida habilidade requer ações dinâmicas de quadril, tronco, membros superiores e inferiores, para a maior aquisição possível de velocidade no momento do golpe. Diversas pesquisas apontam que maiores velocidades na aplicação da técnica resultam em um melhor desempenho em competições.

Objetivo:Dessa forma, o objetivo do estudo é estimar a velocidade do golpe gyako-zuki em diferentes momentos angulares, determinar a sua velocidade média e máxima e o momento angular de maior aceleração.

Metodologia:Para tanto, 16 atletas profissionais foram submetidos a cinco esforços de 10 segundos efetuando o maior número de socos possíveis (gyako-zuki), com o membro dominante, nesse intervalo de tempo. Entre cada esforço, os sujeitos tiveram 10 segundos de repouso passivo. A distância entre o atleta e o alvo foi auto selecionável, ficando a critério do mesmo. Esse procedimento foi filmado por 6 câmeras infravermelho e os dados submetidos ao software Vicon Motion Systems, onde pontos anatômicos foram catalogados para reconstrução do modelo biomecânico. Foi desenvolvida uma rotina em ambiente Matlab para calcular a velocidade angular do movimento.

Resultados:Foram encontradas menores velocidades na fase de extensão do golpe gyako zuki (8,4±1,2; p<0,05), indicativo de estabilização do golpe e menor velocidade rotacional. Ocorrem adaptações neuromusculares, especialmente na segunda série de execução de socos, com incremento no número de golpes (13,2±0,23; p<0,05) e velocidade máxima linear (13,3±1; p<0,05).

Conclusões:Especialmente na série 2, atletas apresentaram maior número de socos e maior velocidade máxima linear, devido a adaptações orgânicas na produção de velocidade. A fase de extensão apresentou menor velocidade máxima linear, devido a diminuição de velocidade rotacional.

Palavras-chave:Karate. Velocidade de golpes. Biomecânica.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador