Artigo

AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES NO INCISIVO CENTRAL SUPERIOR COM INCLINAÇÃO E RETRAÇÃO ÓSSEA. ESTUDO PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS

RODRIGUES, Artur Seminski1; TANAKA, Orlando Motohiro3; LIMA, Key Fonseca de2;

Resumo

Introdução:A movimentação dentária é decorrente da aplicação de um estímulo mecânico na coroa de um dente, que desencadeia reações biológicas no ligamento periodontal e no osso alveolar. Quando uma força é aplicada para se obter o movimento ortodôntico de inclinação, o dente gira ao redor de seu centro de resistência, um ponto localizado no meio da raiz, e o ligamento periodontal é comprimido próximo do ápice radicular do mesmo lado e na crista alveolar do lado oposto da aplicação da força.

Objetivo:O objetivo deste estudo foi o de avaliar por meio do método dos elementos finitos, as tensões dentárias com diferentes inclinações do incisivo central superior, com e sem reabsorção óssea.

Metodologia:O bracket, incisivo central superior, ligamento periodontal (LPD) e as demais estruturas do dente foram modeladas geometricamente e tridimensionalmente no aplicativo de CD Solidworks Academic Version 2016. O conjunto de modelagens foi transferido para o aplicativo de CAE, denominado AutoDesk Mechanical Simulation Academic Version 2016. As simulações de elementos finitos foram realizadas com elementos tetraédricos lineares. Uma força 50 gf foi aplicada no bracket na direção palatal.

Resultados:Os resultados do campo de tensões foram obtidos através de imagens comparativas da vista mesial do LPD com as inclinações de 0º,10º,15º e 20º sem e com reabsorção óssea de 1 e 2 mm; e com base na teoria da Tensão Principal Máxima. Os modelos com reabsorção óssea de 1 mm apresentaram tensões aproximadamente 2 vezes maiores quando comparados aos modelos sem reabsorção óssea.

Conclusões:Já era se esperado que os modelos com reabsorção de 2 mm apresentassem maiores tensões, uma vez que possuem um tecido ósseo menor e consequentemente, uma menor resistência ao carregamento aplicado na direção palatal no bracket.

Palavras-chave:Ortodontia. Análise de elementos finitos. Campo de tensões. Incisivo central.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador