ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE BARREIRA ECOLÓGICA NO RIO BELÉM DENTRO DO CAMPUS CURITIBA DA PUCPR

MALHEIROS, Lucas Montes1; SETIM, Leana Carolina Ferreira2;

Introdução:O Rio Belém, com nascente e foz no município, e apresenta o maior índice de poluição hídrica da cidade, o que se deve ao lançamento de efluentes e descarte inadequado de resíduos. Ao longo do percurso do Rio Belém existem inúmeros pontos turísticos da cidade de Curitiba, além desses pontos, há também o Campus Curitiba da PUCPR.

Objetivo:Com vistas a remoção os resíduos do Rio, o presente trabalho apresenta um estudo de viabilidade de instalação de uma barreira ecológica no Rio Belém, dentro do Campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Metodologia:o estudo configurou-se em um estudo de caso, um estudo aprofundado sobre aspectos característicos, permitindo um conhecimento amplo e detalhado da implantação de uma barreira ecológica no Rio Belém no trecho do campus Curitiba da PUCPR.

Resultados:a barreira ecológica consiste em uma estrutura flutuante, que se move e trabalha junto com as alterações do rio. Fixada na margem e com a finalidade de reter o resíduo que é arrastado por parte do seu percurso, a barreira é acoplada a um mecanismo de retirada desses resíduos. É apresentado o funcionamento da barreira ecológica, com o dimensionamento e a determinação das características do local estudado, com o intuito de barrar resíduos sólidos flutuantes. Juntamente com a barreira ecológica é proposta a utilização de planta para a diminuição de substâncias presentes na água oriundas do lançamento inadequado de esgoto.

Conclusões:o estudo mostra que é viável implantar uma barreira ecológica, pois é uma estrutura de baixo custo.

Palavras-chave:Rio Belém. Barreira ecológica. Remoção de resíduos Flutuantes de rios.