Artigo

ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE BARREIRA ECOLÓGICA NO RIO BELÉM DENTRO DO CAMPUS CURITIBA DA PUCPR

PEREIRA, Thalita Cristina1; SETIM, Leana Carolina Ferreira2;

Resumo

Introdução:o Rio Belém é um dos principais rios que cortam Curitiba de norte a sul, passando por cerca de 14 bairros e desaguando no Rio Iguaçu. Desde a nascente no bairro Cachoeira, o rio percorre uma extensão de 17,13 km, incluindo a região central de Curitiba e 5 parques urbanos. Ele é considerado o rio com maior índice de poluição hídrica da cidade e uma de suas principais causas são os resíduos sólidos.

Objetivo:estudar a viabilidade e propor projeto de implantação de barreira ecológica no Rio Belém no trecho dentro do campus Curitiba da PUCPR, como forma de retirar os resíduos flutuantes do Rio.

Metodologia:a pesquisa configurou-se em um estudo de caso, que se refere ao estudo aprofundado sobre aspectos característicos, permitindo um conhecimento amplo e detalhado da implantação de uma barreira ecológica no Rio Belém no trecho do campus Curitiba da PUCPR.

Resultados:com o intuito de para minimizar a presença de resíduos ao longo do rio determinou-se a viabilidade de implantação de uma barreira ecológica, feita com suporte de garrafas PETs, sacos de PE (polietileno e polipropileno), madeira e plantas ornamentias (Iris pseudacorus e Nymphaea lotus), foi levantado dados de barreiras já implantas e características de plantas que despoluem águas.

Conclusões:a alternativa proposta pode obter uma redução na carga orgânica do rio, contribuir para o equilíbrio ecológico da área definida, impedir que o resíduo seja levado ao longo do rio e melhorar a qualidade física da água no trecho do Rio Belém dentro do campus Curitiba da PUCPR.

Palavras-chave:Rio Belém. Barreira ecológica. Ilha flutuante.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador