ESTUDO DA COLAGEM COMO ESTÍMULO E TÉCNICA DE EXPRESSÃO GRÁFICA NO PROCESSO CRIATIVO

SWISZEZ, Gabriele Louise1; CATAPAM, Leandro Tadeu2;

Introdução:O presente estudo aborda o contexto da técnica da colagem e sua expressão no meio do design.

Objetivo:Com a intenção de reconhecer a sua inserção no conjunto de conhecimentos que o estudante de design deve aproximar-se, a pesquisa apresenta um referencial teórico sobre a história da colagem, transformado numa síntese visual em forma de infográfico. Este instrumento foi concebido para facilitar a visualização das informações e gerar uma experiência visual diferenciada aos que já conhecem a técnica e aos iniciantes na mesma. O estudo também teve foco nos participantes do Grupo de Estudos em Colagem da PUCPR, para descobrir como a colagem amplificou suas potencialidades no aprendizado do design e como ela pode ser inserida tanto em expressões gráficas como em dinâmicas de processo criativo.

Metodologia:Como referência temos os autores Martins (2007), Iwasso (2010), Bernardo (2012) e Fonseca (2009), por investigarem de forma aprofundada a colagem e suas características. Esta base teórica serviu de base para a criação do infográfico, cujos autores Módolo (2007), Schmitt (2006) e Kopp (2004) foram essenciais na estruturação desse instrumento informativo. A coleta de dados se deu a partir de dez estudantes de períodos diversos do curso de Design da PUC-PR e que, entre os meses de fevereiro a outubro de 2016, participaram do Grupo de Estudos em Colagem.

Resultados:Para medir a interação dos mesmos, criou-se um levantamento da produção visual realizada e concebeu-se um questionário para conhecer mais a fundo a experiência da participação. A partir das respostas, foram elaboradas sínteses reflexivas sobre a colagem enquanto técnica representacional e estímulo à criatividade em processos de design.

Conclusões:Além disso, através dessa pesquisa, foi possível conhecer como se processa o envolvimento do aluno com as atividades paralelas às disciplinas obrigatórias dos cursos e como tais atividades podem gerar um amadurecimento do aprendizado.

Palavras-chave:Design. Colagem. Aprendizado. Estímulo.