Artigo

COMPONENTES PARAMÉTRICOS PARA ARQUITETURA: FORROS INTEGRADOS

CAMARGO, Damaris Silveira1; OBA, Leonardo Tossiaki2;

Resumo

Introdução:Durante o desenvolvimento de um projeto de arquitetura muitos itens são revistos várias vezes, a tecnologia BIM (Building Information Modeling), utilizada no software Revit da Autodesk, permite uma modelagem mais rápida e confiável, pois cria um banco de dados do projeto. Com isso, o projeto se torna mais fiel à realidade da obra, pois o software documenta todos os atributos de um elemento, não apenas sua representação, ou seja, o usuário não desenha linhas para representar uma porta, por exemplo, ele modela uma porta com suas características de altura, largura, espessura e material. Qualquer elemento pode ser criado como uma “família”: escadas, mesas, janelas ou tijolos; atribuído à essas famílias existem parâmetros que modificam suas características e proporcionam simulações com diferentes soluções.

Objetivo:Desenvolver um componente paramétrico de forro capaz de ser modificado através de parâmetros para se adequar a cada projeto, podendo ser possível fazer diversas simulações e experimentações.

Metodologia:Através da exploração da bibliografia e familiarização com software Revit foi modelado um edifício corporativo genérico para futura inserção do forro paramétrico. Para criação do forro foi necessário a pesquisa sobre as ferramentas de famílias e parâmetros disponíveis no software. No decorrer da pesquisa foram feitos ensaios com a modelagem do forro para se chegar no resultado esperado.

Resultados:O resultado conquistado atinge o objetivo desejado, apesar de alguns erros; através de valores e fórmulas o modelo criado pode ser modificado para se adaptar e criar simulações de diferentes forros em diferentes projetos.

Conclusões:A tecnologia BIM é um grande recurso para o desenvolvimento de projetos. As famílias otimizam tempo e proporcionam um grande controle sobre o projeto, que se torna mais minucioso. Para maximizar o desempenho do software Revit é necessário um conhecimento mais aprofundado do programa, que permita aprimorar os resultados.

Palavras-chave:Forro. Revit. Famílas paramétricas. BIM.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador