Artigo

AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO HEPATORENAL DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA AGUDA: SUBANÁLISE DO ESTUDO BREATHE

Guimarães, Henrique Mostiack1; DAVID, Luka3; BAENA, Cristina3; HOMERO, Alan3; MOURA, Lidia Ana Zytynski2;

Resumo

Introdução:A Insuficiência cardíaca (IC) é uma doença que cursa com várias comorbidades, entre elas a alteração na função renal e hepática, o que pode gerar insuficiência renal (IR) e anemia. No Brasil, são escassos os estudos que avaliam de forma compreensiva e prospectiva as características demográficas, clínicas e prognósticas de pacientes que são admitidos com diagnóstico clínico de IC. O estudo BREATHE (I Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca) é o primeiro a realizar de maneira unificada a avaliação de clínica e o curso prognóstico dos pacientes com tal condição cardíaca.

Objetivo:Através de uma subanálise do Estudo BREATHE, procurou-se verificar a relação entre a IR e anemia com aumento da mortalidade num período de 12 meses nos pacientes com IC.

Metodologia:O estudo contou com 1271 pacientes portadores de IC pelos critérios de Boston, e analisou a IR através do clearence de creatinina e a anemia através da hemoglobina sérica (Hb). Os pacientes com IR foram estratificados pelos critérios de NFK e as pessoa com anemia foram dividas em anemia leve, moderada ou grave conforme a Hb. Não houve no registro dados consolidados de função hepática.

Resultados:Em nosso estudo, a amostra total foi de 1261 pacientes provindo do banco de dados do BREATHE. Neste estudo, 25 % dos indivíduos possuíam IR e 45,8 % possuíam anemia. Após 12 meses de seguimento, 39,6 % das pessoas haviam ido a óbito e a média de idade foi 64 anos, com uma porcentagem de 59,4 % de mulheres e 40,6 % de homens.

Conclusões:Foi estabelecido que aqueles indivíduos com IR possuem pior prognóstico e que o grau de IR aumenta a chance de mortalidade, porém no caso da anemia, não houve aumento significativo na mortalidade, mesmo nos casos de anemia moderada ou grave

Palavras-chave:Insuficiência Cardíaca. Registro Breathe. Função renal.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador
    3. Colaborador