PERFIL LABORATORIAL DOS PACIENTES INTERNADOS POR INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DESCOMPENSADA EM HOSPITAL DE CURITIBA, PR

MURASSE, Luisa Saemi1; KNOPHOLZ, José3; OLIVEIRA, Germano Garcia De Andrade3; CHUEIRI, Henrique3; MOURA, Lidia Ana Zytynski2;

Introdução:A Insuficiência Cardíaca (IC) é a via final da maioria das doenças que acometem o coração. Sua prevalência é alta, em torno de 1 a 2% e aumenta com o envelhecimento da população. A maior parte do custo total com a doença é devido a internamentos por descompensação da IC, alteração que exige terapêutica imediata.

Objetivo:Este estudo procurou estabelecer o perfil laboratorial dos pacientes internados por IC descompensada, identificar alterações laboratoriais relacionadas a pior prognóstico da doença e avaliar a terapêutica empregada, analisando a influência destes fatores no desfecho clínico dos pacientes durante o internamento.

Metodologia:De maneira retrospectiva, descritiva e observacional, analisou-se os prontuários dos pacientes internados por descompensação da doença em um hospital de Curitiba entre 2013 e 2016.

Resultados:A amostra de 231 pacientes apresentou um perfil laboratorial com valores de hemoglobina, hematócrito e sódio reduzidos e de creatinina, PCR e troponina elevados. De acordo com a literatura atual, são fatores relacionados a pior prognóstico hemoglobina e sódio baixos e creatinina elevada. Comprovou-se aumento na mortalidade intra-hospitalar nos pacientes com hemoglobina reduzida e creatinina aumentada, porém não nos pacientes com sódio reduzido. Os valores de creatinina elevados ainda tiveram influência no aumento do tempo de internação. A mortalidade global intrahospitalar foi elevada ainda que a terapêutica empregada seguisse as recomendações atuais para o tratamento da descompensação da IC.

Conclusões:Os achados corroboram com o benefício da correção de valores anormalmente baixos de hemoglobina e elevados de creatinina.

Palavras-chave:Insuficiência cardíaca descompensada. Perfil laboratorial. Manejo clínico.