Artigo

APOIO À PESQUISA DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS

JUNIOR, Cid Jose Aparecido dos Santos1; ADADA, Lucas Bach2;

Resumo

Introdução:Em grandes centros urbanos brasileiros o rápido crescimento populacional e o mau planejamento urbano têm provocado a ocupação e impermeabilização de amplas áreas. Os pavimentos permeáveis são estruturas de controle de escoamento em que se armazena até 100% do volume de chuva precipitado e aplica-se como alternativa à redução de escoamento na própria fonte geradora, em contraste ao observado nos pavimentos convencionais. Tendo em vista estes princípios, o presente trabalho visou aprimoramento teórico e prático da utilização de pavimentos permeáveis.

Objetivo:Analisar a capacidade de armazenamento da água da chuva em estruturas de pavimento permeável de concreto moldado in loco e de blocos intertravados de concreto e análise de viabilidade econômica para implantação do mesmo.

Metodologia:Foram dimensionados pavimentos de concreto moldado “in loco” e blocos intertravados de concreto quanto à resistência mecânica e capacidade de armazenamento hidráulica regidos pelas normas cabíveis, assim como elaborado projeto geométrico e de drenagem de pista teste e posterior análise de viabilidade econômica comparando a implantação de pavimento e sistema de drenagem convencional e de pavimento permeável e sistema de drenagem auxiliar.

Resultados:Considerando variações do Índice de Suporte Califórnia (CBR) de 3%, 5%, 7% e 9% e do coeficiente de permeabilidade (k) dos solos de acordo com o indicado pela bibliografia para a Formação Guabirotuba em Curitiba para convergência entre os resultados do dimensionamento mecânico e hidráulico, foram definidos o sistema de infiltração utilizado para o pavimento permeável assim como as características geométricas da pista teste para o sistema convencional e permeável. Os resultados alcançados possibilitaram análise de viabilidade econômica utilizando da Tabela de Custos Unitários da SMOP (Secretaria Municipal de Obras Públicas).

Conclusões:Agregando conhecimento teórico e prático quanto ao dimensionamento, implantação e análise de viabilidade econômica de estruturas de pavimento sustentável, é indicado o estudo de ambos os tipos de soluções para implementação do pavimento economicamente mais viável. Para o exemplo apresentado, o sistema de pavimentos convencionais mostrou-se mais vantajoso financeiramente. É válido esclarecer que a análise de viabilidade econômica é estritamente relacionada aos bens até então possivelmente mensuráveis e quantificáveis, logo o impacto ambiental gerado pela utilização dos pavimentos convencionais assim como o potencial dos pavimentos permeáveis como medida mitigadora de tais impactos e sua contribuição social também não podem, por hora, serem mensurados. Considerando-se tais princípios, o tema oferece potencial para continuidade de pesquisa, abordando os benefícios sociais e ambientais proporcionados pela utilização de pavimentos permeáveis.

Palavras-chave:Pavimento permeável. Drenagem urbana. Escoamento superficial. Impermeabilização.

Legendas

    1. Estudante
    2. Orientador