Revolução 4.0

A convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas numa escala, alcance e complexidade nunca antes vistos está remodelando rapidamente as relações humanas e o mercado de trabalho. A esta revolução disruptiva de técnicas e processos tem-se dado o nome de Quarta Revolução Industrial, expressão que remete a avanços nas áreas de nanotecnologias, sistemas ciberfísicos, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones, impressoras 3D, dentre outros.
A expansão e a convergência dessas tecnologias impactam positivamente problemas globais tais como avanços no tratamento de doenças, eficiência nos transportes e uso inteligente de recursos naturais. Entretanto, a capacidade de governos, setor produtivo e sociedade em inovar e se adaptar a esse processo de transformação passa a ser determinante no enfrentamento de desafios que emergem a partir de assimetrias de acesso a estas tecnologias, do encurtamento das cadeias produtivas, da redução da oferta de empregos e do aumento da desigualdade de renda.
As Instituições de Ensino Superior (IES) são espaços de experimentação e de formação que necessitam antecipar cenários de transformação social, política e econômica a fim de buscar constantemente a inovação dos seus métodos e recursos didático-pedagógicos, de pesquisa e extensão. Desta forma, garante-se a excelência na formação dos estudantes a partir do desenvolvimento de habilidades e competências técnico-comportamentais que fomentem nos mesmos uma consciência ética e responsável neste processo de mudança.

 

Finalidades do Evento:

– Discutir o papel das IES na formação técnico-científica de cidadãos e na capacidade dos mesmos de se adaptar a um modelo de trabalho no qual o futuro do emprego será constituído por postos ainda não existentes e por empresas que utilizam tecnologias e processos que estão por surgir.
– Discutir o papel das IES na formação ética de cidadãos, capacitando-os a atuar de forma responsável na construção coletiva de uma economia de mercado norteada por inovação e tecnologias que sirvam às pessoas sob uma ótica justa, inclusiva e construtiva.
– Discutir a formação de elites tecnocráticas e o impacto dos seus valores nas tomadas de decisões políticas e nos dilemas éticos e sociais que surgem a partir da nova relação entre pessoas e sistemas autômatos.

 

1a Mesa Redonda

Titulo O papel das Instituições de Ensino Superior na 4ª Revolução Industrial
Descrição Uma Mesa Redonda para para promover a discussão do papel das instituições de ensino no preparo dos profissionais que irão atuar dentro dos novos cenários da indústria, dos serviços e o perfil do consumidor, oferecer oportunidade do mercado empresarial descobrir as pesquisas que estão sendo realizadas na PUCPR e promover a discussão em torno da questão energética e suas inovações.
Convidados Paulo Roberto Slud Brofman
João Carlos Gomes
Henrique Mendes
Mauricio Vargas
Curriculos Paulo Roberto Slud Brofman: Presidente da Fundação Araucária Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná. Médico com especialização em cirurgia cardiovascular. Formado pela UFPR, fez residência, especialização, mestrado e doutorado na USP. Atualmente é Professor Titular da Escola de Medicina, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, coordenador do Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, pertencente à Rede Nacional de Terapia Celular do Ministério da Saúde, membro do Comitê Científico do Programa Binacional de Terapia Celular Brasil/Argentina e coordenador da Subagenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde, área de Complexo Industrial da Saúde-Biotecnologia, da Secretária de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e membro da Academia Paranaense de Medicina.
João Carlos Gomes: Secretario da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Graduado em Odontologia e os títulos de Mestre e Doutor em Dentística Restauradora. Desde 1979, João Carlos integra o corpo docente do curso de Odontologia da UEPG. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da instituição (mestrado e doutorado). É acadêmico titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia.
Henrique Mendes: Diretor Unidade Lab na Dental Cremer e Consultor em Gestão Estratégica. Administrador pela FAE, MBA em Gestão Estratégica pela FGV
Mauricio Vargas: Fundador e CEO do Reclame Aqui.
Moderador Claudio Navarro: Engenheiro,  Mestre, Desenvolvedor de Novos Negócios Inovadores, Presidente do Comitê de Inovação da Amcham Curitiba, Mentor de Startups da PUC/PR e projeto Líbria.
Público Alvo Professores, Estudantes, Empresários
Objetivos Promover a discussão do papel das instituições de ensino no preparo dos profissionais que irão atuar dentro dos novos cenários da indústria, dos serviços e o perfil do consumidor.
Local Auditório Gregor Mendel
Data 24/out
Horário 10h30 as 12h30
Apoio  

 

2a Mesa Redonda

Título Apresentação dos Professores Stricto Sensu
Objetivos Difundir a Pesquisa da PUCPR;
Sensibilizar a comunidade universitária da PUCPR sobre a importância do bom funcionamento das Pesquisas desenvolvidas na Instituição;
Sensibilizar sobre a importância da captação de recursos nas pesquisas da instituição.
Facilitador Rodrigo Rached
Data 24/out
Horário 14h00 as 16h00

 

3a Mesa Redonda

Titulo ENERGIA
Descrição Discussão dos novos cenários da indústria, dos serviços e o perfil do consumidor do segmento energético
Convidados Flavio Pansieri
Renata Abreu
Enan Omaghi
Currículo Flavio Pansieri: Sócio Pansieri, Kozikoski e Campos Advogados Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo com pesquisa na Harvard Law School
Renata Abreu: Graduada em Engenharia Química pela PUC-PR, Mestre em Engenharia Química pela UFPR na área de Combustíveis Limpos e especialista em Gestão de Eventos. Atualmente é Coordenadora de Energia da Unilivre e atua como membro da Coordenação da Secretaria Executiva do Projeto Smart Energy Paraná dentro da temática de Energias Renováveis, Redes Inteligentes e Cidades Sustentáveis.
Enan Omaghi: Engenheiro Eletricista, graduado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tem 25 anos de carreira e participou do planejamento, projeto e construção de grandes obras de infraestrutura, como Usinas Hidroelétricas, Linhas de Transmissão de Energia e Portos. Foi gestor em processos de tecnologia da informação, planejamento estratégico e certificação nas normas ISO 9.000 e 14.000. Desde 2010, desenvolve e executa projetos de geração de energia solar fotovoltaica na ABR Energias.
Moderador Claudio Navarro: Engenheiro,  Mestre, Desenvolvedor de Novos Negócios Inovadores, Presidente do Comitê de Inovação da Amcham Curitiba, Mentor de Startups da PUC/PR e projeto Líbria.
Público Alvo Professores, Estudantes, Empresários
Local Auditório Gregor Mendel
Data 24/out
Horário 16h30 às 18h00